Formigas-como se livrar delas

 

FOTO:
Na primavera, principal época de reprodução dos insetos, as formigas se multiplicam pelas cidades. Existem 18 mil espécies de formigas no mundo; duas mil já foram catalogadas no Brasil.

Em uma só colônia de formigas, é possível encontrar até 100 rainhas, que botam em média 50 ovos. Pelas contas, até 5 mil formigas podem viver num único lugar.

O trabalho é dividido entre elas; as chamadas operárias são as que procuram alimento e acabam entrando nas casas. “Biologicamente, é um desequilíbrio. Como nas cidades existem poucas áreas verdes, elas entram dentro de casa”, explica o biólogo Ivan de Marche.

A dona de casa Neusa Stancare ainda se lembra da perturbação que as formigas costumavam causar. “Era no chá, no café, na carne, no doce...”, conta. Ela tentou de tudo para acabar com as formigas: comprou inseticidas e até chegou a jogar álcool nos insetos, mas nada resolveu.

Por isso, dona Neusa chamou o caçador de formigas Waldomiro Rett. Ele se especializou em exterminar formigas. Aos 87 anos, presta serviço voluntário há pelo menos 50 anos. Para matar as formigas, o aposentado usa produtos encontrados em lojas especializadas.

Seu Waldomiro explica o segredo: é preciso descobrir onde está a formiga rainha, responsável pela reprodução do formigueiro. “Você deixa um doce ou um pedaço de banana para atrair as formigas, e depois você vê para onde elas correm. É lá que está a rainha. Quando matar a rainha, em meia hora já não tem mais formiga”, ele garante.

O caçador de formigas já foi chamado até para livrar um hospital dos insetos. “Estar livre dos agentes de contaminação é uma preocupação no ambiente hospitalar. Nesse sentido, o trabalho de seu Waldomiro contribui muito”, conta a administradora do hospital, Ângela Constantino.

A eficácia do trabalho rendeu a seu Waldemira o apelido de “Tamanduá”.

A ambientalista Thelma Lobão, de Salvador, informa que o talco também é um repelente eficiente contra formigas. Ele deve ser colocado nos buracos onde as formigas estão abrigadas.



fonte:Piaui noticias